segunda-feira, 8 de março de 2010

Lino Barruncho vence o XVI Duatlo de Grândola, Ana Teresa Machado foi a melhor Sub23

O XVI Duatlo de Grândola reuniu mais de quinhentos atletas no fim-de-semana. Começou no sábado com o Campeonato Nacional Jovem e Prova Lazer, enquanto no domingo, as atenções centraram-se na competição lançada este ano pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP), vocacionada para os amantes do todo-o-terreno, a Taça de Portugal PORterra.




Depois do arranque em Vila Franca de Xira, com o Duatlo das Lezírias, Grândola recebeu a segunda etapa do PORterra. Lino Barruncho (Clube Olímpico de Oeiras) e Ana Filipa Santos (Clube Triatlo Fundão) foram os vencedores absolutos.



Lino assumiu a liderança da prova bem cedo. No final da segunda volta de corrida, já tinha deixado para trás o seu companheiro Luís Almeida (Clube Olímpico de Oeiras), entre outros. Chegou isolado ao parque de transição, instalado junto ao Complexo Desportivo José Afonso, e partiu para os 19 quilómetros de BTT (duas voltas) com vantagem sobre os mais directos adversários.



No segmento de BTT, Marco Sousa instalou-se na vice-liderança, enquanto o espanhol Juan Carlos Nieva passou a ser o terceiro classificado. Recorde-se que a prova de Grândola pontuou também para o Troféu Green Cup, competição internacional de BTT com organização espanhola.



Lino Barruncho partiu para o último segmento com vantagem suficiente para não ser surpreendido nos 1900 metros de corrida. Foi o primeiro a cortar a meta (01h15m54s) e alcançou a primeira vitória na vila alentejana desde a introdução do modelo de BTT no ano passado. Marco Sousa, vencedor em 2009, acabou por ser segundo classificado (01h16m41s) na edição de 2010.



A fechar o pódio esteve Juan Carlos Nieva (01h19m49s), estreante no Duatlo de Grândola. Quarta posição para Luís Almeida.



No sector feminino, Ana Teresa Machado (Clube Olímpico de Oeiras) liderou a prova até ao BTT. Foi neste segmento que a atleta Sénior Ana Filipa Santos acabou por se revelar mais forte e assumiu o comando, para o não mais largar.Ana Filipa Santos terminou com o tempo de 01h48m30s, menos dois minutos que Ana Teresa Machado, sendo que a atleta do Olímpico foi a primeira Sub23.



Por equipas, o Clube Olímpico de Oeiras, e depois de ter vencido as duas primeiras provas da época, foi segundo classificado tanto em masculinos como femininos.



Segue-se o Duatlo do Cadaval, Campeonato Nacional de Age Groups, no próximo dia 14 de Março.

3 comentários:

  1. http://picasaweb.google.pt/louletano.triatlo/Grandola2010_03_07#5446016682939962706
    toma lá..., pareces um Atleta!!!
    uns tomam antioxidantes, tu ganhas provas!!! é por isso que continuas a parecer um "puto reguila"...
    ouvi dizer que o Porto Santo, tem uma boa marginal para passear nas calmas, parar numa esplanada e comer um crepe!!! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Antioxidantes são chocolates ferrero rocher. uma caixa sozinha e ainda refila se tem que dispensar um...
    Crepes não, porto santo é para ganhar

    ResponderEliminar
  3. Eh pá ó Caldeirão o ano passado enchi lá a barriga de krepes esta ano não sei...só não como outra vez se não conseguir.....

    ResponderEliminar